O Relatório de Sustentabilidade, seguindo as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e do Sustainability Accounting Standards Board (SASB), é uma ferramenta fundamental para empresas que buscam transparência e responsabilidade em suas operações.
O documento oferece um panorama abrangente sobre o desempenho ambiental, social e de governança (ESG) da empresa, permitindo que stakeholders, incluindo investidores e clientes, avaliem seu comprometimento com práticas sustentáveis.
A GRI fornece um padrão global para esses relatórios, focando em aspectos como impactos ambientais, práticas laborais e ética organizacional, enquanto o SASB se concentra em normas específicas para cada setor, visando a materialidade financeira dos fatores ESG.
Juntos, GRI e SASB guiam as empresas na divulgação de informações relevantes de sustentabilidade, ajudando a construir confiança e transparência nas relações com o público e contribuindo para uma maior conscientização sobre a importância da sustentabilidade no mundo corporativo.
Além das crescentes exigências legais e normativas para a divulgação de informações de sustentabilidade, tornando os relatórios uma necessidade para a conformidade regulatória, outro aspecto relevante para que a sua empresa faça um relatório é demonstrar compromisso com a sustentabilidade, o que influencia na imagem da marca de forma positiva no mercado.
Internamente, um dos retornos mais comuns entre nossos clientes é sobre como o processo colabora para a autoavaliação das práticas da empresa em diversos aspectos e na análise de riscos e oportunidades, promovendo uma cultura de melhoria contínua.
Se a sua empresa ainda não fez nenhum Relatório de Sustentabilidade, podemos te ajudar também a planejar como chegar lá, desde o levantamento de seus temas materiais à definição de métricas e indicadores, os primeiros relatos, até ao seu Relatório Integrado.